El siguiente es un artículo redactado por un viejo amigo, periodista radicado en Brasil. Para los que se animen a meterse con el portugués es recomendable.
Le Monde Diplomatique: o embate entre governo Lula e rede Globo
No início da década de 1980, centenas de milhares de brasileiros cantaram em coro “O povo não é bobo, abaixo a rede Globo!”, quando a corporação na qual se apoiou a ditadura militar censurou as mobilizações populares contra o regime militar, utilizando fotonovelas e futebol para tentar anestesiar a opinião pública. Hoje, um segmento crescente do público brasileiro expressa seu descontentamento frente o grupo midiático hegemônico.
Por Dario Pignotti*, no Le Monde Diplomatique (Cone Sul e Espanha)
Medições de audiência e investigações acadêmicas detectaram um dado, em certa medida inédito, sobre as relações de produção e consumo de informação: a credibilidade da rede Globo, inquestionável durante décadas, começa a dar sinais de erosão. Contudo, é possível perceber uma diferença substantiva entre a indignação atual e o descontentamento daqueles que repudiavam a Globo durante as mobilizações de três décadas atrás em defesa das eleições diretas.
Ir al artículo
No hay comentarios:
Publicar un comentario